segunda-feira, 2 de julho de 2012

História do Xadrez em Jales

 Neste torneio escolar estadual por equipes nos sagramos campeões estaduais na década de 90.

 Nesta foto de 1991 fiz minha estréia no xadrez escolar na escola CEFAN trabalhando o xadrez como enriquecimento curricular da matemática com o professor Chico Jacomassi.
 Meu trabalho como Personal Trainer com o Alexander Cerqueira Silva que se sagrou campeão estadual de xadrez escolar por equipes.
 Primeiro evento envolvendo o advento dos computadores no mundo do xadrez no Clube do IPE em meados da década de 90
 No inicio da década de 90 tive o prazer de jogar com o ex ministro Mario Henrique Simonsem de saudosa lembrança.
 Minhas primeiras alunas de xadrez - ano de 1985 no alpendre de minha casa. Fabio Fiorani ao lado.
 Ladeado pelo grande esportista Danilo Pozzi arbitrei este torneio de xadrez no final da década de 90.
 O maior evento enxadrístico do interior paulista brindou meu trabalho no Jales clube no ano de 1998
 Ano de 1985 com o prefeito Valentim P. Viola e o campeão Brasileiro Juvenil Eugenio Garcia que tinha ido ao mundial em Sarjah nos Emirados Árabes Unidos.
 Foto histórica que retrata minha primeira participação em campeonato municipal de xadrez em homenagem ao saudoso Dr. Ovidio Pinheiro, de saudosa lembrança.
 Peguei terceiro lugar nesta minha estréia e recebo a medalha do homenageado que foi meu primeiro professor de xadrez inclusive.
 Foto Histórica de 1981 onde recebo o troféu de campeão Jalesense de xadrez ao lado do homenageado do evento, Dr. Ovidio Pinheiro e os dirigentes Esportivos Danilo Pozzi e Wilter Gerzoni.
 O grande Enxadrista da década de 70, Sandro Colavite, em uma de suas aulas para mim. Ele se sagrou campeão em 1980 e eu no ano seguinte.
 O ponto de encontro na década de 70 e 80 foi no alpendre da casa do dr. Ovidio Pinheiro e tive a honra de conhecer grandes enxadristas de Jales e toda a região. Na foto enfrento o mais forte de todos, o campeão da categoria especial da capital, Sergio Cezar da Silva, conhecido como Sizar.
e
 Nesta foto retrata meu Apogeu como técnico de xadrez no final da década de 90 onde conquistamos todos os títulos regionais, estaduais e nacional. Meu aluno foi classificado para jogar o mundial nos EUA, mas por falta de apoio e patrocinio não conseguimos participar.
 A Rede Globo filmou por diversas vezes meu trabalho como amigo da escola no ensino do xadrez como atividade extra curricular.
 Xadrez gigante com peças vivas no recinto da facip com apoio da coordenadora pedagogica do DOC
 Vejam meus futuros campeões brasileiros de xadrez que descobri no DOC em finais da década de 90
 Como a prefeitura não me ajudava, eu fazia o clube de xadrez no alpendre de minha casa mesmo.
 Meus alunos em compras durante os jogos regionais onde se sagraram medalhas de ouro por diversas vezes.
 Clube de xadrez em parceria com a Informa Computadores. Ateh que durou um bom tempo, uns 2 anos.
 Associação de xadrez - APAENJ - com a ajuda dos pais dos meus alunos tentamos organizar o xadrez em Jales no inicio de 2000.
 Vejam nosso projeto de xadrez nas praças. Feito com alvenaria, granilite e blocos de mármore.
 Foi uma de nossas grandes conquistas, mas infelizmente a prefeitura não apoiou com a contratação do professor de xadrez e nem da aprovação da Lei municipal do xadrez nas escolas.
 Todo domingo as crianças se reuniam na praça. Hoje em dia está tudo parado em virtude da falta de apoio ao xadrez em Jales dos politicos atuais.
 Wilson Toneli foi o nosso grande Patrono apoiando e patrocinando muitos torneios de xadrez e a viagem para jogarmos o Brasileiro de xadrez em Batatais.
 Minha primeira simultanea no finalzinho da década de 80 nas dependencias do Diretório Acadêmico da Faculdade Soler.
 Meu trabalho como amigo da escola no EE Don Arthur Horsthuis onde descobri a Sheiza no centro com o diploma, que se sagrou campeã estadual do interior de xadrez e seu irmão Helder Rotondo se sagrou campeão Brasileiro de xadrez sub 10 junto com o Marquinhos
 Todo o final de semana as crianças iam em minha casa treinar.
Vamos publicar aqui várias fotos resgatando o história do xadrez em Jales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário